quem somos

O escritório Franco Associados existe desde 1997, sendo especializado em projetos de iluminação arquitetônica e urbana.

Originalmente denominado como Franco e Fortes, passou a ter esta nova designação em 2012, quando o arquiteto e lighting designer Gilberto Franco assumiu sua liderança . 

Gilberto franco , que responde pela criação e autoria dos principais projetos, atua desde 1991 no universo da iluminação, tendo realizado mais de 2000 projetos , abrangendo todos os segmentos da arquitetura e urbanismo.

As arquitetas e lighting designers Juliana Scialis, associada, e Gabriela Pera, colaboradora, participam dos processos criativos e brainstormings, além de serem responsáveis pelo desenvolvimento, coordenação e acompanhamento dos projetos.


Gilberto Franco

Gilberto Franco, arquiteto, graduado em 1981 pela FAUUSP, teve em toda a sua carreira o Lighting Design como profissão e interesse maior.

Durante as décadas de 80 e 90 participou de importantes projetos, tais como o  Palácio do Itamarati, Edifício Citibank São Paulo , Embaixada do Brasil em Buenos Aires, além de ter trabalhado em cerca de outros 700 projetos no então escritório Esther Stiller e Gilberto Franco.

Ainda nesta época,  desenhou  refletores e conjuntos óticos de luminárias para diversos fabricantes

Em 1997 constitui com Carlos Fortes uma nova empresa, Franco e Fortes Lighting Design, denominação que permaneceu por mais de 15 anos. Juntos, conquistaram o IALD Award of Merit pelo projeto Estação da Luz – Museu da Língua Portuguesa. Mais de dois mil projetos de iluminação foram realizados desde então, em todos os segmentos da iluminação arquitetônica.

No âmbito do design industrial desenvolveram, em parceria com a designer Jacqueline Terpins: a linha Capta (La Lampe) e a linha Concreta (Lumini).

Em 2012, com a saída de Carlos, seu escritório assume nova configuração, passando a chamar-se Franco Associados, denominação que ainda prevalece.

Além das atividades profissionais, Gilberto vem se dedicando ao fortalecimento do Lighting Design no Brasil e no mundo. Participou da fundação da AsBAI (Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação, tendo atuado nela também como diretor e presidente. Foi, durante quatro anos Director-at-Large da IALD International Association of Lighting Designers, a mais prestigiosa associação da categoria. Vem atuando regularmente como jurado em premiações nacionais e internacionais, como o  IALD Awards, GE Edison Awards, IES Awards, Prêmio  Iluminet, e Prêmio Museu da Casa Brasileira.

Gilberto profere palestras no Brasil e no exterior, e ministra cursos regularmente, escrevendo também para revistas. Seus artigos como colunista na L+D, podem ser lidos neste link.

Dedica-se permanentemente ao aprimoramento pessoal, participando de feiras, congressos e fóruns nacionais e internacionais. Desde 2011 possui título de LEED Green Associate.


juliana scialis

juliana_pb_02.jpg

Juliana Scialis é arquiteta, graduada em 1998 pela Universidade de Guarulhos, e pós-graduada pelo IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo em Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído – Edifícios (2010),  interessada por conforto, energia e Lighting Design desde 2005

Iniciou sua carreira profissional trabalhando como arquiteta autônoma e projetista de instalações, e posteriormente em empresas, como CPTM e Gavazzi Engenharia, onde desenvolveu projetos de edificações, instalações e luminotécnica, além, de ter atuado como supervisora de licitações.

Integrante do escritório desde 2010, Juliana tem papel atuante no desenvolvimento, coordenação e acompanhamento dos principais projetos. Desde 2012, é associada do escritório.

De 2010 a 2016 foi associada à AsBAI (Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação) , tendo atuado como suplente na Diretoria Social desta organização no biênio 2011-2012.

Participa regularmente de cursos, feiras, congressos e fóruns, como o LedFORUM. Em 2009 proferiu a palestra Iluminação Natural e Artificial – Técnicas atuais e Novas Tecnologias no IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia